Psicólogo, entenda como declarar Imposto de Renda na sua área de atuação!
A declaração do Imposto de Renda para psicólogo é obrigatória e possui algumas particularidades. Leia nosso artigo para saber mais.
A declaração do Imposto de Renda para psicólogos é obrigatória. Atuando como profissional liberal, membros dessa categoria precisam estar em dia com o fisco.
Para cuidar desse e de outros trâmites burocráticos, é necessário estar sempre atento a alguns detalhes importantes.
Em geral, a declaração é feita como Pessoa Física, considerando que os rendimentos obtidos são variáveis; essa é a opção mais viável.
Mas quais são as regras às quais os psicólogos estão sujeitos nessa modalidade? Qual documentação deve ser entregue?
Para esclarecer essas e outras dúvidas, trouxemos, hoje, um guia completo sobre declaração de Imposto de Renda para psicólogos.
Quer entender como isso funciona e estar em conformidade com a legislação? Então, fique com a gente!
Declaração de Imposto de Renda para psicólogos – qual modelo utilizar?
O principal modelo utilizado para elaborar a declaração do Imposto de Renda para psicólogos é o chamado Carnê-Leão.
Ele constitui-se em uma forma mensal de recolhimento de tributos e sua incidência é sobre rendimentos de Pessoas Físicas que recebem de outras Pessoas Físicas ou do exterior.
O Carnê-Leão deve ser preenchido por pessoas que estejam nessas condições e recebam rendimentos que ultrapassem o valor de R$ 1.566.
Declaração de Imposto de Renda para psicólogos – como funciona o Carnê-Leão?
Para entregarem esse tipo de declaração, os psicólogos devem emitir recibos para seus pacientes. Dessa forma, o Carnê-Leão funciona como uma espécie de livro-caixa.
Os profissionais devem registrar todas as movimentações financeiras do dia a dia, incluindo todas as receitas e despesas, tais como:
- despesas com o imóvel, tais quais aluguel, condomínio e IPTU;
- faturas de serviço de fornecimento de energia elétrica, água, internet e telefone;
- folha de pagamento, se for o caso;
- materiais de escritório;
- honorários de serviço recebidos;
- rendimento de aplicações financeiras e investimentos.
Nessa modalidade, é possível obter deduções. Elas incidirão sobre o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
Portanto, lembre-se de sempre considerar todos os gastos necessários para a manutenção do seu consultório. Assim, você poderá reduzir o valor pago em impostos ou receber restituição.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Unicont Contabilidade (@unicontcontabil)
Declaração de Imposto de Renda para psicólogos – quem está isento do Carnê-Leão?
Pessoas Físicas que recebem rendimento por meio de Pessoas Jurídicas, ou que possuem vínculo empregatício, estão isentas do Carnê-Leão.
Contudo, fique atento! Isso não representa isenção da declaração de Imposto de Renda, somente significa que ela deverá ser efetuada na condição de Pessoa Física!
Unicont: somos uma contabilidade especializada em psicólogos e clínicas de psicologia
Entre as inúmeras despesas devidas para manter um negócio próprio, está o pagamento de tributos. O Imposto de Renda configura uma fatia significativa do recolhimento.
Os psicólogos não estão desobrigados dessa declaração. E como ocorre em outras categorias, seu atraso ou omissão pode acarretar uma série de prejuízos.
Para evitar que isso ocorra, é necessário conhecer a legislação e elaborar a documentação da maneira correta.
E nós estamos aqui para ajudar você nessa tarefa!
Contate agora mesmo nosso time de especialistas e tenha a melhor assessoria em declaração de Imposto de Renda do mercado!
Você já conhecia o processo para declaração de Imposto de Renda para psicólogos? Ainda tem dúvidas? Precisa de mais informações? Então fale com a gente por meio do ícone do WhatsApp, presente na sua tela!
Nós, da Unicont, somos uma contabilidade especializada em psicólogos. Conte com a gente!
No comment yet, add your voice below!